Fernanda Santos responde dúvidas de seu consultório no blog Toque Ginecológico

Resolvi interromper a série de posts explicativos sobre exames e cirurgias para escrever um pouco sobre as dúvidas ou os erros mais comuns que observo no meu dia-a-dia. Eu gosto muito quando recebo adolescentes no consultório porque eu tenho a oportunidade de passar algumas informações importantes e, assim, evitar que elas cheguem aos 30 anos fazendo um monte de coisas erradas. Problema é que sempre tem uma tia ou vizinha que atrapalha o meu serviço. Sabe aquela história "-você não tomou o remédio que eu passei? - ah, é porque minha mãe achou melhor eu não tomar", então.

Tentei colocar aqui tudo que eu lembrei. Pra mim não tem dúvida boba e eu sei que muita gente deixa de tirar uma dúvida ou fazer uma pergunta por vergonha. E esse post é pra todo mundo, sem descriminação. O semestre lá na faculdade começou e recebi novos alunos. Notei que alguns deles tinham alguns conceitos errados, que são mito, mas entendo que são coisas que vêm da época da nossa tataravó. Eu não tenho a menor intensão de fazer os mitos desaparecerem. Não tenho esse poder, mas pelo menos de mim, sairão informações verdadeiras. E eu preciso transmitir isso.


Vamos lá:


"Ter cólica menstrual é normal. Coisa de mulher"

Cólica menstrual é normal quando passa sem tomar remédio ou quando passa com remédio fraquinho. Ela deixa de ser normal quando a pessoa precisa ir a uma emergência ou não consegue sair de casa de tanta dor. Nesse caso, procure um médico! Fico angustiada quando mulheres de vinte e poucos anos ou trinta me procuram pra falar deste tipo de cólica que vem acontecendo há anos sem tratamento. E como isso é comum, infelizmente.

"Meu ciclo é bagunçado, sempre adianta alguns dias".

Menstruação regular não precisa ser aquela que vem no mesmo dia do mês. Ela pode variar em poucos dias. O intervalo entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte deve ser maior que 22 dias (de acordo com algumas literaturas) e menor que 35. Deste modo é possível menstruar duas vezes no mês (ninguém merece), no início e no finalzinho.

Quando o ginecologista pergunta quando foi a última menstruação, queremos saber quando foi o primeiro dia da última menstruação e não o dia que ela foi embora, tá? Nós sempre vamos fazer essa pergunta porque trezentos mil problemas ginecológicos estão relacionados à menstruação e o diagnóstico depende desta simples resposta.


Usar absorvente íntimo não causa câncer


"Eu estou na menopausa"

Menopausa não é uma fase. É uma data. A data da última menstruação da mulher. Ninguém está na menopausa. A mulher teve a menopausa com xx idade. Existe a fase do climatério que compreende o período pré-menopausa até alguns anos após a menopausa.

"Acho que estou com osteoporose, pois sinto muita dor nas pernas"

Osteoporose não causa dor. A dor ocorre em fase avançada, já com micro fraturas ósseas ou pinçamento de  nervos.

"Sempre tive corrimento. Meu corrimento sempre volta. Nunca fico livre de corrimento"

Nem todo corrimento é de inflamação. Durante o exame clínico especular, somado à sua queixa  nós conseguimos diagnosticar a presença ou não de inflamações. A vagina é úmida e a quantidade de secreção presente dentro dela varia de acordo com o ciclo menstrual.

"Quero fazer preventivo porque estou com um corrimento forte"

Preventivo não deve ser feito para diagnosticar inflamação, mas para diagnosticar lesões provovadas pelo HPV.

"Meu preventivo sempre dá inflamação"

O exame preventivo é realizado para diagnosticar lesões pré-malignas provocadas pelo vírus HPV quando está em sua fase ativa. Estar escrito no preventivo "inflamação" ou "processo inflamatório", por exemplo, não significa que você esteja com inflamação. Esse diagnóstico deve ser feito de acordo com o exame especular e sua queixa no dia que você fez o preventivo. Desse modo, repito: preventivo não é feito para diagnosticar inflamação.

"Minha ultra mostrou que tenho ovários policisticos"

ducha de banheiro
Síndrome de ovário policístico (ou mais bonitinho síndrome hiperandrogênica) não tem cura e é diagnosticada pela clínica da paciente (analisando seu ciclo menstrual e sintomas associados) e não por ultrassonografia.

Todas as vezes que for ao banheiro fazer o número 1 ou número 2 a mulher deve usar a duchinha. É impossível ter a higiene adequada só com papel higiênico

"Meu intestino é preso, e mesmo quando tomo activia não resolve fácil"
A prisão de ventre (constipação) está muito relacionada à alimentação. Ao invés de ficar tomando laxante quando necessário você deve tomar mais água, comer mais frutas, legumes e verduras, além de praticar exercícios aeróbicos. Não se acostume com a prisão de ventre. Activia, farelo de trigo, linhaça, fibras em pó devem ser usados diariamente por quem tem constipação porque eles evitam o quadro. Já os laxantes são usados quando o quadro está instalado. Outro dia atendi uma paciente que fica até 15 dias sem ir ao banheiro. Como assim??? ela disse que só almoça em fast food, não lembra de tomar água e é sedentária. Eu pensei que se tratava de uma pegadinha, mas era verdade. Ela NUNCA havia recebido informações sobre o que fazer para não prender  tanto o intestino. Pior que quando ela voltou disse que eu resolvi os seus problemas! Virei desentupidora e apresentei a felicidade para ela. Hã?

"Algo está se mexendo na minha barriga". "Engravidei e tenho mioma. Ele vai matar meu filho?"
Mioma não come criancinha e não se mexe dentro da nossa barriga. Esse mito é muito antigo. Ainda hoje ouço esse comentário no serviço público e privado.

Objetos esquecidos dentro da vagina (como uma camisinha, por exemplo) não são capazes de passar para dentro do útero e então, para o abdome. Muita gente entra em pânico achando que perdeu o OB, o preservativo.. e que nunca mais vai encontrar. Uma paciente que atendi na emergência disse que esqueceu de tirar o OB, mas eu examinei e não havia mais nada lá. Foi um trabalho enorme de convencimento para que ela entendesse que o OB saiu da vagina sozinho ou ela havia tirado e não se lembrava.
Nunca passem álcool na vagina, nunca. Nem experimentem isso!

"Engordei muito depois que comecei a tomar pílula". "Quero trocar de pílula porque estou emagrecendo demais". "Quando paro de tomar pílula eu engordo"
Anticoncepcional pode fazer você reter líquido. Não dá pra ganhar 5 Kg de edema. Da mesma maneira que há pacientes que dizem que engordaram 10 kg com pílula, outras reclamam que emagrecem demais. A pílula não engorda, nem emagrece.

"Se eu tomar pílula por muitos anos vou ter dificuldade para engravidar?" "Dei uma pausa na pílula para limpar o organismo, depois volto a tomar"
Tomar pílula por muitos anos não causa infertilidade. Não há nenhum benefício em fazer pausas de meses para descansar do anticoncepcional. A pílula não suja o nosso organismo.

Pílulas de 21 comprimidos devem ter intervalos de, no máximo 7 dias entre as cartelas. Já vi várias pacientes tomarem errado porque, quando termina a cartela, elas esperam menstruar e daí contam 7 dias para recomeçar. NÃO! está errado e você pode engravidar! A pausa para recomeçar nova cartela é independente da menstruação.

"Trouxe minha filinha aqui pra começar a fazer preventivo". "Eu sempre colhia preventivo com cotonete".
Virgem não faz preventivo. Não existe preventivo com cotonete. Preventivo é para pesquisar lesão provocada por HPV, logicamente em mulheres que já iniciaram vida sexual. É necessário passar o espéculo e ver bem o colo e de onde retirar amostra de secreção para estudo. Cotonete, na verdade, é um swab para coleta de secreção vaginal para diagnosticar uma inflamação. A secreção vai para o microscópio p/ ser estudada.

"Tenho 40 anos e minha menstruação sempre foi assim: vinha de 6 em 6 meses".
Sei que menstruar é chato para algumas pessoas, mas menstruar de 2 em 2 meses ou só algumas vezes no ano, sem estar tomando anticoncepcional, não é normal! Procure o médico para tratar este problema.

"Preciso tomar antibiótico para infecção na garganta. Ouvi dizer que ele diminui a eficácia da pílula".
Não é qualquer antibiótico que reduz eficácia da pílula. Basicamente a Rifampicina é o único que inspira cuidados. Os antibióticos comuns usados por todos nós não reduzem a eficácia, segundo a OMS (organização Mundial de Saúde)

"Meu útero é invertido. Me disseram que teria dificuldades para engravidar, então nunca me preveni contra gravidez e estou grávida!"
Ter a posição do útero retrovertida ou RVF (você vê isso no laudo da ultrassonografia) não quer dizer que seja útero invertido e não afeta a fertilidade. Útero invertido é uma intercorrência que pode acontecer no parto e é uma emergência. O médico deve rapidamente colocá-lo de volta à sua posição, por risco de morte materna.

Quando fazemos o toque ginecológico só alcançamos até o colo do útero. Hoje examinei uma menina que fez uma cirurgia no ovário e ela estava achando que eu poderia machucar o ovário que ela operou. Achava que teria cicatriz onde eu mexeria. Lá vai uma foto de anatomia pélvica:
O dedo do examinador só vai até o final da vagina (colo)
e não tem contato com a genitália interna (ovarios, trompas e corpo do útero)


"Parei de tomar pílula porque tenho cistos nas mamas"
Nódulos benignos de mama não contra-indicam o uso de anticoncepcionais e não são fatores de risco para desenvolver câncer.

"Não trato TPM porque é coisa de mulher"
TPM não é frescura. Existe, mas tem tratamento à base de medicamentos naturais ou não. Portanto, só não trata quem não quer. Taí duas coisas que me irritam um pouco quando ouço mulheres conversando: TPM e Cólica. Eu não entendo por que preferir ficar reclamando do que tratar. Eu vejo mulheres que vivem reclamando de TPM e se recusam a tratar "não gosto de tomar remédio". Tá bom, então fique longe quando estiver perto de menstruar.

"Olha como ele é cabeludo! Por isso tinha tanta azia"
Azia na gestação não quer dizer que o bebê seja cabeludo. Mais um mito muito antigo, que vai continuar passando de mãe para filha por muitos e muitos anos...

"Passei o final de semana todo com dor de cabeça, mas não posso tomar nada, né?"
Grávida não pode tomar nada. ISSO NÃO É VERDADE. O obstetra sabe todos os medicamentos que não fazem mal para agestante e seu bebê. Converse e confie nele. Fico muito triste (triste nada, fico irritadíssima) quando passo um medicamento para uma gestante tomar e ela não toma porque, ao chegar à casa, a vizinha disse que ela não devia tomar. Tem grávida que precisa de antibiótico para tratar, por exemplo, infecção urinária (uma das infecções mais comuns na gestação e que pode levar à morte) e arregala os olhos quando prescrevo o medicamento. "-mas isso não vai fazer mal ao bebê?". Não, barrigudinhas, não tratar é que vai fazer mal, muito mal.

"Quando ele se mexe muito, sinto puxar meu umbigo"
O cordão umbilical do feto está ligado na placenta e não no umbigo da mulher, que é apenas uma cicatriz.
cordão umbilical vai da placenta até o abdome do feto. Em vermelhinho, a placenta.
Grávida não pode carregar peso. Não é verdade. Em gestação normal, sem risco de parto prematuro, não há essa contra-indicação, afinal, gravida pode fazer musculação. Eu sinto que há gestantes que não gostam muito quando eu falo que elas podem carregar peso, podem se abaixar, devem fazer exercícios e não devem engordar. Mas eu não posso mentir.
essa gestante não tem ninguém para carregar esta lata para ela.

Grávida pode dirigir enquanto conseguir. Minha amiga foi dirigindo para a maternidade, em trabalho de parto. Não sigam o exemplo dela, que é uma doida, mas cada uma sabe o seu limite de até onde consegue ir. Eu proibi uma gestante de dirigir porque numa mesma gravidez ela bateu o carro duas vezes e deu perda total numa delas.

"Não quero ter relações com minha mulher porque posso machucar o bebê"
O pênis não alcança o bebê durante a relação sexual com a gestante. Existe uma distância razoável até chegar dentro do útero, da bolsa amniótica e finalmente no bebê. Veja abaixo que o colo do útero, fechado, impede que o pênis entre em contato com o bebê. O Pênis vai só até o final da vagina.
Cervix = colo do útero

"Não fiz a ultrassonografia porque estava menstruada"
O melhor momento para fazer ultrassonografia transvaginal é logo após a menstruação. Mas você não precisa deixar de fazer o exame porque está menstruada. Ainda mais porque há situações em que este exame deve mesmo ser feito nesse período.

"Doutora, quero fazer um check-up, quero um Hemograma completo!"
Hemograma completo é apenas 1 exame de sangue que vê anemia, infecções... ele não vê açúcar no sangue (glicemia), nem colesterol, nada disso. Para um check-up pedimos Hemograma completo + glicemia + perfil lipídico + hormônios de tireoide..... ok?

"Quando não fiz pausa da pílula não menstruei e senti todos os sintomas de que ia menstruar. Foi pior ainda porque ela não desceu"
Não tem como ter sintomas pré-menstruais se não menstruar. Quem toma pílula começa a ter sintomas de TPM na pausa entre as cartelas. Se não faz a pausa, não tem sintomas.

"E se eu não menstruar? Pra onde vai o sangue?"
Não vai. Ele não é produzido.

"Manga com leite faz mal?"
Não!!! isso vem da época dos escravos. O senhor da fazenda não deixava seus escravos comerem manga e ainda assim tomarem leite. Então essa informação era passada a eles.

"Sexo anal causa hemorroida ou dá câncer"
Não! mas quem tem varizes hemorroidárias (hemorroida) pode ter mais dor e causar sangramento durante o sexo anal. Além disso, as infecções por HIV, hepatite B ou C, por exemplo, são mais facilmente transmitidas pelo ânus, por isso, use sempre camisinha! e Nunca tenha relação vaginal após a anal, a não ser que troque o preservativo.

Gestante, veja porque sua barriga dói de vez em quando:
feto dentro do útero

Bom, essas foram as que vieram à minha cabeça nesse momento. Conforme for lembrando de outras, volto aqui e acrescento, ok?
Bom final de semana!

Lembrei de mais algumas dúvidas! 23/08

"Usar sabonete íntimo todo dia faz mal".
Não! A vagina tem pH ácido e estes sabonetes também. Então eles tentam manter o pH da vagina, pois se ele se alterar pode causar inflamações. Os sabonetes que usamos no corpo (Dove, Protex, Lux, etc etc) tem pH diferente da vagina, específico para a nossa pele. Devem ser evitados na região íntima por quem tem predisposição às inflamações.

"Fiz histerectomia total. Tirei tudo. Utero, trompa, ovário"...
Histerectomia total significa retirada do utero todo (corpo e colo). Se for tirar ovários também é: histerectomia com ooforectomia. Se for tirar útero e trompas: histerectomia com salpingectomia. Se for tirar realmente tudo: histerectomia total com anexectomia bilateral. Entenderam?

"Tive a menopausa quando retirei o útero'.
NÃO, NÃO e NÃO. Quem manda nos nossos hormônios são os ovários. O útero recebe a informação deles e menstrua. A retirada do útero faz a mulher parar de menstruar, mas se os ovários permaneceram lá, só Deus sabe quando você terá sua menopausa. Isso pode ser descoberto através de exame de sangue, pois nem todo mundo que passa pelo climatério tem sintomas.

"Quem tira o útero fica ôca".
Ai gente, não, né? Sai o útero, mas fica todo o resto! intestino. ovários, trompas, bexiga, estômago, baço, rins, pâncreas, fígado.... ôca??? ah não! E também não fica um vazio lá dentro, não. Os demais órgãos se acomodam onde estava o útero. Fica tudo bonitinho.

"Tenho TPM horrorosa! mal acaba a menstruação ela começa".
Não dá, gente. TPM é pré-menstrual. Só pode começar na segunda fase do ciclo menstrual, com predomínio da progesterona. Se vc tem irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, depressão, alterações com sono... o mê todo, procure um clínico. Isso não é TPM

"Não tomo leite puro, mas tomo Nescau de manhã, então previno a osteoporose".
Infelizmente o chocolate rouba o cálcio do leite, então não adianta nada tomar achocolatados achando que está prevenindo osteoporose...

"Depois que liguei as trompas minha menstruação ficou mais forte"
Primeiro é preciso saber se você tomava anticoncepcional antes, pois ele diminui o fluxo. Ao ligar as trompas você deixa de usar hormônio, logo, o fluxo aumenta. Além disso, devido à circulação colateral e ligação entre as trompas e os ovários, pode haver aumento do fluxo, sim, após a ligadura.

"Tive mais dor no pós operatório da cesárea porque liguei as trompas".
Esse procedimento não aumenta dor no pós operatório.

"Fiquei com a bexiga arriada porque peguei muito peso na vida"
Na verdade a cistocele (prolapso da parede anterior da vagina OU queda de bexiga) pode ocorrer independente de partos normais e esforço físico ou pegar peso. É muito de pessoa a pessoa. Tem haver com o organismo de cada pessoa. Minha avó teve 4 partos normais em casa e morreu aos 93 anos sem bexiga arriada. Descobri isso porque quando ela já estava bem velhinha teve um probleminha e eu a examinei pela primeira vez. (quem sempre fazia isso era minha mãe) e fiquei de boca aberta. Nem parecia... Tenho uma "tia" que só teve 1 cesárea e já fez cirurgia para correção de bexiga 2 vezes e precisa fazer a terceira.

"Resguardo de menino são 30 dias. De menina são 40"
Como diz o "Valéria" do Zorra Total (nunca me imaginei achando graça nesse programa, mas esse cara é muito bom), Minha nossa Senhora do Chuveiro elétrico! Dai-me resistência. De onde tiraram isso? É tudo igual, pessoal. Será que alguém com boa criatividade poderia me explicar pq seria diferente?

"A internação do parto normal dura 1 a 2 dias, mas da cesárea, 3 a 4 dias"
Em que lugar é assim? Na rede privada a internação de ambos não ultrapassa dois dias, desde que tudo esteja bem. No público pode demorar um pouco mais porque mãe e bebê realizam exames na maternidade e só podem ser liberados depois que os resultados ficam prontos. Aí, sabe como é.

" Minha cicatriz de cesárea foi feita com Laser"
Desculpe a frustração mas não foi. Muitos médicos usam os pontos intradérmicos. Podem ser feitos com um fio preto que é retirado depois, ou com fio transparente que é absorvido pelo organismo. Como quase não tem fio aparente, parece que foi utilizado cola ou laser. Nenhum dos dois.

"Após o parto  você só pode ir para casa depois de ir ao banheiro"
Não é verdade. Isso acontecia há muito tempo atrás. Agora, não. Até porque é normal ficar de 3 a 4 dias sem evacuar (acho essa palavra horrível) após uma cirurgia.

"Para ter parto normal ou cesárea precisarei fazer lavagem"
Que bom que isso não é mais uma realidade. A lavagem pode deixar resquício de fezes e quando a mulher faz força no parto pode eliminar o que restou de forma líquida, explosiva e contaminar o parto. Melhor é não fazer lavagem alguma.

"A mulher pode evacuar no parto?"
Essa pergunta foi feita outro dia por uma amiga minha. É verdade, amiga, é verdade. Coisas da vida.

"O bebê demora muito para mamar no peito quando nasce de cesárea"
Devo discordar. Poucas horas após a cesárea o bebê vai para a mãe consegue sugar normalmente. Assim que nasce ele é colocado no peito para ir conhecendo o menu disponível nas duas pracinhas de alimentação.

"Se eu tiver uma cesárea, todos os meus próximos partos terão que ser cesárea"
Não! É possível ter parto normal após cesárea. Porém, quando tem parto normal, não há limite e filhos, pode ter 20 partos normais, já a cesárea tem limite. O máximo que já operei foi a sexta cesárea de uma paciente e foi um sufoco. É muito arriscado ter muitas cesáreas devido às aderências e perda de anatomia dentro do abdome.

"Meu bebê pode nascer de parto normal mesmo com circular de cordão"?
Sim, desde que, durante o trabalho de parto o ritmo do coração fetal se mantenha normal. Através da ausculta dos batimentos é possível saber se a circular está causando algum problema no feto ou não. Além disso, muitas vezes a ultrassonografia não consegue ver que tem circular. Além disso II, o bebê pode se enrolar de uma hora para outra.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prostatectomia

Anatomia do pênis e diagnóstico para Circuncisão

Menopausa: aspectos psicológicos